Forças de Segurança alertam sobre furtos de Placas Solares em Café com o Prefeito em Missal

  • 23/02/2024

Na manhã desta quinta-feira, 22 de fevereiro, o prefeito em Exercício de Missal, Eugênio Schwendler, se reuniu com representantes das forças de segurança. Representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Patrulha Rural e Conselho de Segurança, puderam explanar sobre as maiores preocupações quanto ao tema, visando melhorar ainda mais o trabalho no município.

Chenho ficou surpreso e considerou muito oportuna a reunião. “Foi uma reunião muito produtiva, e quem vai ganhar com isso é a população de Missal, com mais investimentos ainda em segurança”, avalia. “Temos pontos falhos e isso foi tratado na reunião, justamente pensando em melhorar”, completa.

O Prefeito Exercício ainda destacou que este tipo de integração é fundamental. “Foram levantados alguns pontos, inclusive, da questão das câmeras (de vigilância), de acrescentar algumas em pontos estratégicos, e isso com certeza vai futuramente provocar mais investimentos nessa área.

Furtos de Placas Solares

Um dos pontos abordados foi quanto ao aumento de furtos de placas solares e inversores. Quem levantou a questão foi o investigador da Polícia Civil Geovani Calderan, que inclusive citou que é recorrente em municípios de toda a região. “Nós montamos uma equipe que envolve delegacias da região, e as situações estão sendo apuradas e acredito que nos próximos dias a gente vai conseguir elucidar o caso”, afirma.

“O que tem se verificado é que as ocorrências de furto de placas e inversores tem ocorrido no interior”, constatou o investigador. “Muitas estão instaladas em locais ermos, sem acesso a Câmeras de monitoramento ou mesmo alarme, e isso tem favorecido o pessoal que tem furtado”, destaca Geovani.

“A orientação é que o pessoal que tem instalado placas faça a proteção desse local, que os inversores, aparelhos de alto valor, sejam instalados de uma forma segura, com monitoramento, alarmes, justamente para dificultar o acesso a estes aparelhos”, orienta.
Demais Golpes

A Polícia Civil tem recebido ainda muitos relatos de diversos tipos de golpe sendo aplicados, principalmente em relação ao uso da internet. “Preste muita atenção, não passe nenhum dado pessoal por telefone, não efetue pagamentos, fique atento e confirme as informações com outros familiares, peça que sejam encaminhados boletos e nunca faça pagamentos de emergência, pois, os infratores agem no calor da emoção e quando vai ver, 90% dos casos é golpe”, orienta Geovani.

Patrulha Rural

Há cerca de 02 anos está em operação na região a Patrulha Rural. O Comandante Zimmermann esteve na reunião e apresentou um pouco do trabalho realizado. “Enquanto Patrulha Rural temos orientado os agricultores a se prevenir, repassamos algumas dicas”, informa. “É o que chamamos de arquitetura contra o crime”, completa.

“Nós atuamos nos cinco municípios que compõem a segunda companhia da Polícia Militar e temos uma aceitação muito grande dos agricultores”, destaca Zimmermann. “O maior desafio são as distâncias, as serem percorridas, por isso pedimos sempre o apoio da população, acionando o 190, ou mesmo pelo aplicativo da Polícia Militar”, finaliza o Comandante.

Câmeras de Vigilância

O Tenente Góis, Comandante da 2ª Cia de Medianeira esteve na reunião e elogiou a atuação de Missal. Parabenizou pela instalação das Câmeras de Segurança. “Essa integração é realmente algo muito importante e com certeza vai ter resultados ainda maiores”, sinaliza. “Essas reuniões trazem informações novas e quebra um pouco daquela formalidade”, completa Góis.

Ele tratou como um marco na região a instalação das câmeras. “O investimento em tecnologia é muito importante, pois, o policial não tem como estar em todo lugar ao mesmo tempo”, justifica. “Elas são utilizadas em diversas situações, que acontecem, inclusive, em outros municípios, crimes de trânsito, crimes diversos dentro da cidade, enfim, é muito importante”, avalia o Tenente.

Importância das Denúncias

Góis revelou que ainda há muita resistência por parte da população em efetuar as denúncias quando necessário. “A gente vê que as vezes as pessoas ficam com medo, têm receio de denúncia, mas na verdade a gente precisa que ela seja feita, para que o indivíduo que tem essa mentalidade criminosa, entenda que aquilo não é bem-vindo e quanto mais for denunciado, mais vai perceber que está todo mundo contra ele”, observa.

Atuação próxima da Comunidade

O Sargento Donizetti, comandante do Destacamento da PM em Missal falou sobre a aproximação da Polícia com a comunidade. “Uma reunião excelente”, exclamou. “Parabenizar o prefeito, a administração pública, principalmente, por sempre dar o respaldo necessário”, elogiou Donizetti.

“Estou à frente da Polícia Militar em Missal há praticamente cinco anos, e desde que aqui cheguei, sempre tenho colocado que a polícia tem que caminhar junto com a população com o cidadão de bem”, explica o Sargento. “Para qualquer situação nos ligue, nos comunique, mesmo que anonimamente, através do 190,

para que a gente tenha no município o mínimo possível de situações de violência”, orienta o comandante da PM em Missal.

Assessoria

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR